Atividades extras

Durante a graduação, os alunos podem participar de diversas atividades, dentre elas:

Aerodesign

Detentora do recorde brasileiro na categoria regular, a equipe de aerodesign da Poli-USP é formada por cerca de 25 estudantes – os da Mecatrônica envolvem-se principalmente na automação dos protótipos dos aviões. O objetivo é construir, para competições universitárias, um avião cargueiro que é julgado em relação à solução aerodinâmica, à estabilidade e ao uso adequado de componentes.

AMUDI

O grupo dedica-se a explorar a simbiose entre arte e tecnologia, utilizando-se de linguagens mecatrônicas para expressão sensorial. Atua em trabalhos solo e em parceria com diversos artistas de renome na cena das novas mídias. Já realizou exposições no Festival Internacional da Linguagem Eletrônica (FILE), além de participações individuais de seus artistas-parceiros.

Baja

Alunos de diversos cursos desenvolvem, constroem e pilotam os veículos. Os da Mecatrônica costumam se envolver no estudo da dinâmica veicular dos Baja. A atividade é multidisciplinar e voluntária. A equipe Poli-USP de Baja existe desde 1996 e, em 2012, foi campeã nacional da XVIII Competição da SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos).

CAM

No Centro Acadêmico da Mecânica e Mecatrônica (CAM), o aluno pode engajar-se na Semana de Engenharia Automotiva – organizada anualmente com palestrantes do mercado –, pode participar no GP Poli, tradicional corrida de carrinhos de rolimã que acontece desde 1986 na Universidade, ou pode participar da Copacam, uma Copa com 32 times de futsal.

Competição de Robótica

Com a ThundeRatz, uma equipe de robótica extracurricular formada por estudantes da Engenharia Mecatrônica e de outros departamentos da Poli-USP, a Escola participa de competições internacionais de robótica. Os projetos são desenvolvidos em diversas categorias como “Seguidores de linha”, “Sumô” e “Robôs de combate até 55 quilos”.

Milhagem

O objetivo dessa competição é construir o protótipo de um veículo que apresente o menor consumo possível de combustível. Estudantes de várias escolas, incluindo a Poli-USP, participam nas categorias “Veículo a gasolina” e “Veículo elétrico”. Essa atividade extracurricular incentiva o desenvolvimento de projetos complexos de inovação.

Robocon

Competição internacional de construção de robôs, a Robocon é uma atividade anual que envolve estudantes de graduação em Engenharia de diversos países. Na Poli-USP, a seleção dos participantes é feita a partir do desempenho na disciplina “Sistemas Mecânicos” do PMR, na qual constroem uma máquina microcontrolada capaz de coletar objetos em uma pista de prova.

Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Mecatrônica

O Programa de Educação Tutorial Mecatrônica admite quatro alunos por ano, com bolsas do Ministério da Educação e Cultura. Eles se dedicam a organizar seminários de Engenharia Mecatrônica para a graduação, atuar na Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica com alunos do ensino médio e técnico, e elaborar minicursos das disciplinas em que os colegas encontram mais dificuldade.

Translate »