Campo de atuação

O Engenheiro Mecatrônico é um profissional de formação interdisciplinar, voltado ao desenvolvimento de novos produtos e processos bem como a otimização de sistemas existentes, com conhecimentos das áreas de mecânica, eletroeletrônica, controle e computação. Do profissional desta área exige-se também o desenvolvimento de uma postura pró-ativa; habilidade para organizar, planejar e se expressar; capacidade de liderança para trabalho em equipe; culminando na formação de um profissional criativo que identifica problemas e busca soluções.

O Engenheiro Mecatrônico atua em equipes interdisciplinares, dadas as características de sua formação técnica (Mecânica, Elétrica, Controle e Computação) de forma que:

  • Estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos, equipamentos com partes elétricas, mecânicas, e elementos de informática; planeja, instala e mantém sistemas de medição e instrumentação eletroeletrônica, acionamentos, controle e automação; planeja, instala e mantém robôs, máquinas automatizadas, sistemas de manufatura e redes industriais.
  • Planeja, instala e mantém sistemas de informática industrial, incluindo máquinas de comando numérico e de operação autônoma e interfaces homem/máquina.
  • Realiza engenharia de sistemas e produtos, envolvendo análise de sistemas, métodos e processos, análise computacional de sistemas mecânicos e de manufatura, atividades de planejamento, gerenciamento, controle e produção.
  • Planeja, instala e mantém processos físicos de produção, envolvendo operações, métodos e instalações industriais.
  • Aplica os conceitos de Mecatrônica, robótica e automação em ambientes da indústria metal-mecânica, automobilística, aeronáutica e também em ambientes não industriais, tais como hospitais, residências, depósitos, escritórios e supermercados.
  • Planeja e executa ações de ganho de confiabilidade de processos.
  • Aplica em suas atividades, princípios e normas pertinentes à ética, à segurança, à legislação e à preservação ambiental e sustentabilidade.

Por fim, dada a sua formação técnica, cabe também ao Engenheiro Mecatrônico prospectar o surgimento de novas tecnologias e recentes descobertas científica para, juntamente com uma sólida formação de base, transformar esses novos conhecimentos em produtos e processos inovadores ao alcance da sociedade.

Translate »