Pesquisa

As atividades de pesquisa do PMR estão profundamente relacionadas aos setores metal-mecânico, eletroeletrônico e de petróleo e gás, no que diz respeito à automação, aumento da produtividade e controle da qualidade. O departamento também atua em automação predial e residencial (domótica) e, mais recentemente, passou a investir em áreas multidisciplinares que envolvem biomecatrônica e aplicações em instrumentação médica e hospitalar.

O PMR incentiva o relacionamento com o meio produtivo e procura estabelecer parcerias com empresas privadas e entidades públicas. A cooperação internacional também é central nas atividades do PMR, que mantém diversos convênios com instituições estrangeiras e estimula os docentes à participação em programas de pós-doutorado no exterior.

O PMR é hoje referência nos meios técnicos e científicos nacionais e internacionais. Com cerca de 40 docentes, tem uma atuação que abrange áreas de pesquisa em análise de sistemas mecatrônicos, atuadores, automação industrial, biomecatrônica, confiabilidade e gerenciamento de riscos de sistemas eletromecânicos, controle, instrumentação, mecânica dos sólidos e impacto em estruturas mecânicas, otimização, projeto de máquinas e processos de fabricação mecânica (incluindo manufatura assistida por computador e mecânica de precisão), robótica, sistemas de tomada de decisão e ultrassom.

Translate »