Abaixo estão listados os laboratórios didáticos específicos do curso de Engenharia Mecatrônica. Cada um tem capacidade para atender até 18 alunos simultaneamente:
Laboratório de Automação e Controle – Controle Contínuo
- Aquisição de sinais e teoria de amostragem;
- Resposta temporal de sistemas em tempo discreto e identificação de sistemas;
- Projeto e implementação digital de controladores tipo PID.
Laboratório de Automação e Controle – Controle Discreto
- Modelagem de sistemas a eventos discretos;
- Controle programável de sistemas de automação;
- Análise de modelos de sistemas de automação por simulação.
Laboratório de Computação e de Sistemas de Informação
- Atividades de programação básica, tanto para introdução a linguagens orientadas a objetos, algoritmos e estruturas de dados, quanto para aprendizado de tópicos relacionados a sistemas de informação como modelagem de dados, ciclo de vida de projeto, modelagem de processos e rudimentos de web design.
Laboratório de Eletrônica Analógica e Digital e Microprocessadores
- Permite experiências nas quais circuitos eletrônicos são projetados e simulados em microcomputadores, para depois serem montados em placas de prototipagem e testados.
Laboratório de Mecânica Experimental
- Utilizado no estudo de métodos de medição de fenômenos eletrotermomecânicos, incluindo sensores, processamento de sinais e resposta estática e dinâmica de estruturas.
Laboratório de Pneumática e Hidráulica
- Enfatiza a pesquisa experimental com o uso de sistemas hidráulicos e pneumáticos, focando na instrumentação eletroeletrônica e de componentes hidráulicos e pneumáticos.
Laboratório de Protótipos Mecânicos e Máquinas Operatrizes
- Utilizado no estudo de processos de fabricação empregando máquinas convencionais e a comando numérico computadorizado (CNC), incluindo usinagem, soldagem e conformação mecânica, bem como controle de qualidade do processo (metrologia);
- Apoio à fabricação de protótipos desenvolvidos em disciplinas de graduação e pós-graduação.
Laboratório de Robótica
- Enfatiza a utilização de robôs industriais e sua integração com outros equipamentos de fabricação.
Completam essa lista os laboratórios de formação básica, tais como Física, Mecânica dos Fluidos e Eletricidade Geral, oferecidos principalmente durante os dois primeiros anos do curso (por outros departamentos da Universidade de São Paulo).